O radialista Hamilton Alves, um dos âncoras do jornalismo da Rádio FM do Povo de Jaru fez uma denúncia diretamente a Agência Nacional de Telecomunicação – Anatel, contra a Rádio Comunitária Esperança e Paz de Ouro Preto do Oeste. Segundo consta na denúncia feita pelo radialista profissional Hamilton, a Rádio Comunitária não vem cumprindo com o seu verdadeiro papel que é um meio de comunicação voltado para atender os interesses da comunidade diferente do que vem ocorrendo em Ouro Preto do Oeste, onde segundo afirma o radialista a sua programação jornalística vem sendo direcionada para atender interesses exclusos.
As emissoras consideradas comunitárias no Brasil foram assim definidas em 1998 pela lei 9.612 e regulamentadas pelo decreto 2.615, do mesmo ano. De acordo com o texto, a radiodifusão comunitária é "um serviço de radiodifusão sonora, com baixa potência e com cobertura restrita, outorgado a associações comunitárias e sem fins lucrativos". Denomina-se Serviço de Radiodifusão Comunitária a radiodifusão sonora, em freqüência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço. Outrora constituída para dar acesso e liberdade de expressão às camadas populares e prestar serviços às comunidades, as rádios comunitárias, salvo pouquíssimas exceções, distorcem sua verdadeira característica. O radialista esclarece que a Anatel define através do serviço Radcom que Rádio Comunitária é aquela que tem concessão outorgada pelo Ministério das Comunicações e atua em conformidade com a Lei 9612/1998. Essa lei estabelece as condições a serem observadas por quem detém a outorga, como: 1) o serviço não pode ter fins lucrativos; e, 2) a potência máxima é de 25 watts, entre outras especificações. “As Rádios comunitárias são de grande importância desde que ajam na essência de sua criação, ou seja, no trabalho de liberdade de expressão às comunidades locais. Porém, a distorção de seu verdadeiro papel resulta na falta de identificação com a comunidade e ilegalidade”, comenta Hamilton, radialista profissional DRT/SP 30082 e segue: ”A visão da Rádio comunitária em Ouro Preto do Oeste está totalmente distorcida da lei que diz as comunitárias devem representar um bairro, uma comunidade, ser a voz do povo, segundo a legislação, mas na prática não o fazem e, o que é pior, acirram a competição por espaço na política que se aproxima onde é facilmente comprovado na programação jornalística da Rádio Esperança e Paz”, afirmou o radialista que é morador de Ouro Preto do Oeste há 16 anos e atua em rádio há 20 anos.
Hamilton Alves disse que na época em que atuava na Rádio Esperança e Paz foi proibido de mencionar no ar os processos do então candidato a prefeito do município Irandir Oliveira de Souza, processos estes de conhecimento do povo. O radialista informou que resolveu denunciar a Rádio Esperança e Paz dentro da legalidade e para isso junto uma farta documentação que inclui papeis e gravação de programas no qual tem indícios de favorecimentos políticos o que contraria as normas do serviço de Radcom. “Faço questão de dizer não estou a serviço de ninguém quero apenas que a comunidade de Ouro Preto do Oeste seja respeitada e rádio (Esperança e Paz) valorize a todos sem distinção fato este que vem ocorrendo”, concluiu. A reportagem procurou o diretor da Rádio, Valdeir Martins, mas segundo uma funcionaria o mesmo não se encontrava no momento.
Fonte: focoemnoticia
Em Varzea Paulista, tem uma rádio nos mesmo moldes dessa ai, só que além de se sujeitar a isso, a emissora é do prefeito, foi vendida por um vereador a ele, como isso fosse moeda.
ResponderExcluirEm Rio Grande da Serra SP também tem uma emissora como esta. O locutor que quiser trabalhar tem de pagar pelo horário ao proprietário da concessão. E se não bastasse tudo isso,o mesmo está pedindo R$50.000,00 para quem se interessar no comando da emissora. E mais, desde a permissão concedida pela Anatel, nunca houve uma Eleição para mudar a Diretoria.
ResponderExcluirEm Pardinho a radio é comunitária, mas distorce tb seu papel! Faz propagandas comerciais, transmite programas especificamente católicos, transmite ha uma distancia muito maior que a permitida. Como dar fim a isso? Nâo existe fiscalizaçâo?
ResponderExcluirOla, aqui em Pirituba São Paulo tem uma radio operando em 87,5 FM com o nome de "Studio 100Fm" dizendo que é Comunitaria, de comuniotaria não tem nada, eles tem varios patrocinadores, varias programações, me apresentei dizendo que precisaria de uma programação para divulgar os problemas do bairro mais me foi negado, gostaria de saber como tomar povidencia e se ela é mesmo oficial, caso contrario fica aqui a denuncia, obrigado...
ResponderExcluirPara denunciar rádios já legalizadas basta encaminhar para o ministério das comunicações em forma de oficio uma denuncia escrita ou digitada,pode-se mandar junto a denuncia provas como gravações e documentos,ou no propio site da ABERT voçe preenche um formulário e envia sua denuncia.
ResponderExcluirTO PASSANDO O MESMO EM MINAS. RADIO COMUNITARIA FUNCIONANDO COMO COMERCIAL E EU JORNALISTA AINDA CENSURADA EM DETRIMENTO DE POLITICA E PROSELITISMO. JA TOMEI MINHAS MEDIDAS. VAMOS DENUNCIAR MOÇADA.
ResponderExcluirMARIA MALAGA
Em Diamantina, MG a Rádio Cidade 104 FM censurou uma radialista e demitiu. A rádio funciona como comercio e é comunitária. Cobra propaganda e está vendida para o prefeito da cidade.
ResponderExcluirDepois de entrevistar uma deputada do PSB de Minas Gerais, a radialista foi censurada pelo diretor da rádio. Estão querendo que ela se demita. Nós de Diamantina estamos levando o caso para o Ministério Publico Estadual e Federal. A deputada é irmão do Federal Weligton Prado.
ResponderExcluirEstou sendo o presidente de uma rádio comunitária aqui na Bahia. Fico muito triste em saber que a função de rádio comunitária foi desvirtuada a muito tempo. São os políticos, os religiosos e um monte de picaretas sendo dono de rádios comunitárias. E o povo que chegou a pensar que essas rádios seriam para dar voz a ele?
ResponderExcluirGraças a Deus a rádio www.saovicentefm.com não tem interferência dos poderosos, ainda é o povo que manda. Mas são poucas desse tipo no Brasil
Flávio Vasco.
Matheus
ResponderExcluirem santo estevão BA , tem uma igual , onde o dono é um vereador atuante , a radio trabalha como comercial .
é uma vergonha para o nosso município
o nome da radio é paraguassu fm 87,9
www.paraguassufm.net em santo estevão BA a .70km de salvador
Em Manhuaçu - MG também existe uma comunitária assim 104,9 , ela foi autorgado para funcionar em um bairro pobre, porém o presidente da associação da ´radio, mudou ela para o centro da cidade, ela funciona como radio evangelica e usa de seus comerciais um lucro altissimo para o bolso do presidente e tambem para politica, já que o mesmo ja confirmou ser candidato mais uma vez. Fala o que quer no radio e ofensa no ar, quem estiver em sua frente, por ter posse de uma emissora. Nem equipamentos direto a radio tem, so trem veio, porem no ar é uma mina de dinheiro. Como denunciar associação e este presidente?
ResponderExcluirA cidade de Itacarambi mg,eles combrão tudo que passam, não entendo porque, a fiscalização não ver isso, até mudar de local ela ja mudarão,até cobra dos cantores da cidades, onde era obrigação deles de anuciar a cultura da nossa cidade,estar uma bagunça, tendo até brigas até de politicos ao vivo, não entendo mesmo, espero que vocÊ venham fiscalizar, porque a coisa na nossa cidade estar feia.
ResponderExcluiranonimo.
ResponderExcluirNa minha cidade a radio cidade paraíso(comunitaria) foi vendida para a Assembleia de Deus por 150,000. Agora a Rádio é só da comunidade deles. Um absurdo!
ola pessoal. quero denunciar uma radio da minha cidade por nao cumprir com suas obrigaçoes com a sociedade e de nao prestar serviços publicos. essa radio fica na cidade de mari na paraiba. estao fazendo uso para fins politicos e seu diretor estar do prefeito. esse mesmo diretor usa a radio para defender o prefeito e tambem para ganhar dinheiro com propagandas. radio araça fm 105.5 mari.pb desde de ja muito obrigado e um forte abraço.
ResponderExcluirEm São Bernardo do Campo -SP,A rádio Nova Riacho fm 87.5,que é comunitária também tem incorrido no mesmo crime,apoiando claramente as ações do sindicato dos metalúrgicos do ABC que são declaradamente apoiadores da atual administração de Luiz Marinho
ResponderExcluirem floresta do araguaia pará.existe uma rádio comunitaria que nao funciona como deveria.chama-se rádio dabar fm.eles vendem orarios,fazem propagandas divulgando preços de produtos,pagam para alguns locutores,falam de politica,e não aceitam a comunidade trabalhar como deveria.alguem por favor venham investigar.já passou dos limites.
ResponderExcluirAqui em Santo Antonio de Pádua -RJ é mesma coisa, recebe umas multinha irisória da ANATEL que compensa a desobediencia
ExcluirEM BARRA DO MENDES - BA A 400KM DE SALVADOR TAMBEM TEM UMA DESTE TIPO VENDIDA PARA O PREFEITO.
ResponderExcluirDEUS NOS ACUDA!!
Me segurei até agora, mas vou soltar os bichos, aqui em Santo Antonio de Pádua RJ Associação Comunitária de Rádio Educadora FM recebeu o direito de apresentar os documentos ao M. das Comunicações em 19/03/1999 Com os passar dos dias recebemos um Oficio assinado por Antonio Carlos Tardelli que não tínhamos o direito uma vez que a ATA estava registrada no livro "B". Imagina quem recebeu o direito a Radcom? um grupo politico que estava no poder, mesmo a sua Associação estando registrado no livro "C" tanto a ATA como o ESTATUTO.Hoje é uma verdadeira rádio comercial com longo alcance, funciona fora do endereço indicado,e aonde está a Anatel? Estou indignado com a corrupção.Quem quiser saber mais entre em contato com Antoniotempero@yahoo.com,br
ResponderExcluirNa cidade de Rodeiro-MG cep: 36510-000 tem uma rádio chamada: Alternativa Fm 104.9 que foi montada por um Prefeito que não faz parte mas da Política em nossa cidade, deixando-a nas mãos de uma família, hoje eles faturam um valor exorbitante com a mesma, cobrando por Programas de cidadãos rodeirenses e propagandas de comercios em geral, e tem a "cara de pau" de dizer que é contribuição cultural, nunca vi contribuição forçada, temos que detalhar junto a Prefeitura de Rodeiro, porque tem "rolo" nessa rádio.
ResponderExcluirNa Av Kennedy, bairro Beira Rio, Dom Aquino- MT CEP 78830-000 tem uma rádio pirata, frequncia 87.9, vende publicidade e não anuncia.....
ResponderExcluirEM MDALENA CE TAMBEM TEM E A UNICA ENTREGUE NAS MAOS DO PREFEITO. RADIO SERTAO FM 104,9
ResponderExcluirEM VÁRZEA DA ROÇA BA, TEM UMA QUE PERTENCE A UM EMPRESARIO DONA DE UMA COMERCIAL POR NOME VIVA VOZ FM, ESTÁ DESATIVADA, MAS PARA O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES ESTA FUNCIONANDO.
ResponderExcluirfui locutor da radio comunitaria jardim alegre fm parana 104;9 durante 2 anos fazia um trabalho social voltado a comunidade eu destribui mais de 150 cadeira de rodas me tirarao da emissora porque eu nao tinha 300 reais para pagar o meu programa esta radio esta na mao de um vereador ele queria que tudo que eu arrecadaçe no meu programa para ele destribui para as familia para pedi votos e justo isso
ResponderExcluirMoro em Três Corações - MG, a nossa cidade tem uma rádio "COMUNITÁRIA" e uma rádio "EDUCATIVA", mas infelizmente não cumpre o seu papel de trabalharam a serviço da comunidade, são apenas rádios políticas. Como estou observando tantas denúncias descritas aí acima, vejo que os órgãos que deveriam fiscalizar também não fazem o seu papel, que esperar desse Brasil vergonhoso de tantos desmandos. Já passei a situação dessas rádios da nossa cidade para ANATEL, eles disseram que não é de competência deles. Poxa! eu queria que fiscalizassem, afinal, é muita injustiça os políticos ter mais direito na rádio comunitária do que os próprios cidadãos comunitários. Isso só acontece no Brasil. Quem puder me informar o melhor local para que eu possa buscar uma resposta,ficarei grato.Obrigado!
ResponderExcluirMoro em Três Corações - MG, a nossa cidade tem uma rádio "COMUNITÁRIA" e uma rádio "EDUCATIVA", mas infelizmente não cumpre o seu papel de trabalharam a serviço da comunidade, são apenas rádios políticas. Como estou observando tantas denúncias descritas aí acima, vejo que os órgãos que deveriam fiscalizar também não fazem o seu papel, que esperar desse Brasil vergonhoso de tantos desmandos. Já passei a situação dessas rádios da nossa cidade para ANATEL, eles disseram que não é de competência deles. Poxa! eu queria que fiscalizassem, afinal, é muita injustiça os políticos ter mais direito na rádio comunitária do que os próprios cidadãos comunitários. Isso só acontece no Brasil. Quem puder me informar o melhor local para que eu possa buscar uma resposta,ficarei grato.Obrigado!
ResponderExcluirO prefeito da nossa cidade de Três Corações -MG, está comprando todas às rádios da cidade só para tentar se reeleger. Já deu um subsídio de 44mil reais para uma rádio comunitária, e mais 30mil reais para uma rádio educativa. Esse prefeito só não conseguiu injetar dinheiro público na rádio comercial, mas tentou fazer isso. A rádio comunitária da nossa cidade foi criado com fins políticos. Já enviei uma comunicação ao Ministério das Comunicações, só que até agora não obtive respostas. Bem, só sei que agora o prefeito está dominando todo o espaço dessas rádios para fazer a sua propaganda politiqueira. Infelizmente temos um prefeito corrupto, além disso, responde processo pela falsificação de guias do SUS. Se o Ministério das Comunicações não nos dá nenhuma resposta, existe outra solução para se poder resolver essa questão? Fico no aguardo a qualquer informação. Abraços!
ResponderExcluirem nova Crixás também e assim Rádio Portal Fm 87,9 - Nova Crixás - Go www.portalnovacrixas.com.br Ministério publico de goias investiguem
ResponderExcluir