Atualizações na legislação e informatização de documentos estão entre as medidas já iniciadas
Marcelo Bechara, Dep. Eduardo Gomes e Paulo Tonet de Camargo, participam da palestra "Radiodifusão e Legalidade", no segundo dia do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.
Bechara apresentou as iniciativas que o ministério tem tomado, durante a gestão do ministro Hélio Costa, para modernizar e agilizar o encaminhamento dos processos de outorga. Segundo o consultor jurídico, hoje existem no ministério cerca de 250 mil documentos referentes aos processos analisados. Uma das principais medidas para reduzir a burocracia é a digitalização de todos os documentos, procedimento que já foi iniciado e, atualmente, encontra-se suspenso por falta de orçamento.
Outra iniciativa importante é o trabalho com ordens conjuntas de serviço. O objetivo é unificar procedimentos de diferentes departamentos e, assim, reduzir a burocracia. Segundo Bechara, a expectativa é que a nova forma de trabalho já dê resultados esse ano, com um número expressivo de renovações encaminhadas para a Casa Civil e, posteriormente, para o Legislativo. Ele também destacou o uso da internet como importante ferramenta na tramitação dos processos de outorga.
Marco legal
De acordo com o consultor jurídico, a revisão das normas ligadas à radiodifusão é um imperativo para a modernização do setor. “Estamos lidando com uma lei de 1962, um decreto de 1963, com a própria Constituição Federal. É preciso haver uma consolidação e uma revisão dessas normas. O ministério está tentando atualizar aquelas que estão dentro da nossa competência mais próxima”, afirmou.
Marcelo Bechara anunciou que o ministério trabalha com a possibilidade de contratar uma consultoria para revisar todo a ordem legal vigente. O objetivo, segundo ele, é apresentar um novo modelo de marco legal no fim do processo. A expectativa é que o processo comece e termine ainda neste ano. A contratação da consultoria ainda aguarda aprovação da Advocacia Geral da União (AGU).
O consultor jurídico encerrou sua participação lembrando que a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), coordenada pelo Ministério das Comunicações, será a grande oportunidade para discutir temas pertinentes à radiodifusão, inclusive a modernização da legislação. A plenária nacional da conferência será realizada em Brasília entre os dias 1 e 3 de dezembro. Antes disso, haverá prévias estaduais e municipais em todo o país, com ampla participação do governo, radiodifusores e movimentos sociais.
Fonte: http://www.mc.gov.br/
Nenhum comentário:
Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.
Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;
Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais