O rádio ainda é um dos principais veículos de informação dos brasileiros, só perde para a televisão.

Em todo País, são cerca de nove mil e quatrocentas emissoras, entre comerciais AM, FM e comunitárias.

O número é o dobro do registrado há dez anos, de acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Abert.

E, apesar do avanço da internet, o rádio está presente em cerca de 88 por cento dos domicílios brasileiros.
Já a televisão tem penetração de aproximadamente 97 por cento.

Para o ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, além de fazer parte da cultura dos brasileiros, o rádio segue firme porque também se transformou.

Exemplo disso é que, hoje, 80 por cento das emissoras já transmitem sua programação pela internet.
As informações são da Agência Brasil.

Informações: www.regiaonoroeste.com
A rede britânica BBC disse ter recebido informações de que seu serviço internacional de rádio estaria sendo cortado na China, naquilo que condenou como um esforço para cortar o acesso livre a notícias e informação.

Em comunicado, a rede disse que, embora não possa apontar de maneira definitiva a fonte da interferência, os esforços coordenados e extensos são indicativos de um país com muitos recursos como a China.

"A interferência de transmissões na China está sendo feita para causar o máximo de interrupção", disse o diretor de notícias globais, Peter Horrocks nesta segunda-feira.

Na China, o site da BBC é constantemente bloqueado. No ano passado, a empresa acusou autoridades chinesas de sabotar o canal de televisão BBC World News, quando transmitia notícias sobre temas considerados sensíveis, como questões relacionadas ao dissidente Chen Guangcheng, que escapou de prisão domiciliar e pediu asilo na embaixada americana.

Ainda em comunicado, a BBC disse que tem tido interferências em transmissões por satélite nos últimos dois anos, e enquanto os cortes em transmissões de ondas curtas, como o rádio, são menos frequentes, também afetaram transmissões em persa no Irã.

Outras redes internacionais também reclamaram que Pequim estaria bloqueando sua programação.

O The New York Times informou em janeiro que hackers chineses vinham atacando seus sistemas enquanto o jornal trabalhava em uma reportagem investigativa sobre a fortuna acumulada pelos familiares do premiê Wen Jiabao.

A China, que tem rígidas restrições em sua mídia doméstica, é frequentemente acusada por vários meios internacionais de tentar interromper o fluxo de notícias que chega aos chineses. O país ocupa a posição 173 de 179 países no índice de liberdade de imprensa realizado pelo grupo Repórteres Sem Fronteiras.

Informações: Folha online
As experiências 'malucas' do blogueiro Iberê Thenório do site 'Manual do Mundo' tem conquistado o mundo com um  jeito diferente e irreverente de fazer experiências cientificas se tornar uma grande diversão.

A Boutique Filmes firmou acordo com os canais Cartoon Network e Futura para a coprodução de uma série de ficção: criada por Tiago Mello – sócio da produtora e um dos criadores da série indicada ao Emmy “Julie e Os Fantasmas” –, “Experimentos Extraordinários” mostra os bastidores da produção de um programa sobre experimentos. Com apresentação de Iberê Thenório – criador do canal que tem mais de meio milhão de assinantes no Youtube “Manual do Mundo” –, a atração ainda conta com diversas crianças, que formam a equipe de produção do programa.

Com 26 episódios de meia-hora, “Experimentos Extraordinários” contará com recursos provenientes do Artigo 39 da MP 2228 e tem sua estreia prevista para 2014.

Ele que já navegou em um Barco feito de papelão, agora da Internet para o Mundo.

Informações: www.telaviva.com.br
O ministro Paulo Bernardo afirmou que a fiscalização nas rádios comunitárias serão mais rigorosas, "principalmente em relação à proibição de venda de espaços comerciais". 

As diversas denúncias que chegaram até o Ministério das Comunicações, em Brasília, contra a radio comunitária de Nova Independência, fizeram com o que o ministro, Paulo Bernardo, através de seu diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação, órgão ligado a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, Octavio Penna Pieranti, instaurasse o Processo nº 53000.006705/2013 para apurar as denúncias apresentadas por munícipes da cidade.

Segundo a Lei nº. 9.612/98, nos artigos 3º e 4º, deixa claro serem as rádios comunitárias de utilidade pública, do contrário, ou seja, uma vez não atendidos os objetivos institucionais, suas autorizações de funcionamento deveriam ser revogadas.

1 - A transmissão de comerciais por rádios comunitárias é proibida pela legislação do serviço, que prevê punição com multa a rádio que transmitir propaganda ou publicidade comercial. De acordo com a legislação, a radiodifusão comunitária é um serviço de radiodifusão sonora, com baixa potência e com cobertura restrita, outorgado a associações comunitárias e sem fins lucrativos. A veiculação de propaganda comercial por rádios comunitárias prejudica as emissoras comerciais locais ou não que arcam com encargos tributários. Captação de apoio cultural fora do raio de abrangência. Exemplo: Grupo Nova Estrela de Supermercados S/A ( Loja – Andradina – distância 30 km de Nova Independência), Curso Objetivo (Andradina – 30 km de Nova Independência). O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que as rádios comunitárias serão fiscalizadas com mais rigor, principalmente em relação à proibição de venda de espaços comerciais.

2 - Art. 11 da Lei que regulamenta as Rádios Comunitárias. A entidade detentora de autorização para execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária não poderá estabelecer ou manter vínculos que a subordinem ou a sujeitem à gerência, à administração, ao domínio, ao comando ou à orientação de qualquer outra entidade, mediante compromissos ou relações financeiras, religiosas, familiares, político-partidárias ou comerciais. A Associação Comunitária Nova Independência, quando foi instalada deveria funcionar em sala alugada no prédio da estação rodoviária. Atualmente funciona num prédio particular e de propriedade da presidente da Associação. A pergunta que fica: A emissora paga aluguel para a própria presidente?

3 – Achaques a administração pública (prefeita, assessores e chefes de departamentos) em programação jornalística. ‘O radialista pode falar mal de quem quiser no seu horário, respondendo, se for o caso, na Justiça por qualquer excesso. Quem se sentir atingido pode acionar o Radialista por danos morais, calúnia etc. Não se pode restringir o direito de opinião. Entretanto, os cidadãos têm todo o direito de expressão na mesma rádio e no mesmo horário, para questionar o radialista ou quem quer que seja. Se isso for negado, vai-se à Justiça, com base na Constituição Federal e na Lei 9.612, que criou o serviço de radiodifusão comunitária.’  Os achaques são constantes e diários. Semana passada um dos radialistas declarou que a prefeitura possui um empregado fantasma. Agora a emissora e o radialista vão responder na justiça por crime contra a honra – Injúria – Já que o ofendido possui Portaria de Nomeação datado de 15 de janeiro deste ano. Há testemunhas que comprovam a afirmação do radialista numa tentativa frustrada de minar a administração municipal.

4 - Art. 4º. As emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária atenderão, em sua programação, aos seguintes princípios:... IV - não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias e condição social nas relações comunitárias. Utilização da emissora para fins políticos. A emissora tem como presidente a Nora do prefeito derrotado nas urnas na eleição de outubro do ano passado. § 1º. É vedado (proibido) o proselitismo de qualquer natureza na programação das emissoras de radiodifusão comunitária. Rádio comunitária não pode pertencer a empresário, partido político ou religião. A emissora, até recentemente (prova anexa) pagava funcionários com cheques de José Pedro Toniello (prefeito à época e usineiro).

As programações opinativas e informativas observarão os princípios da pluralidade de opinião e de versão simultâneas em matérias polêmicas, divulgando, sempre, as diferentes interpretações relativas aos fatos noticiados. (Jornalismo opina e não houve o outro lado. Ressalta-se aqui que a administração possui assessoria de comunicação – elo entre a administração e a comunidade).

Art. 21. Constituem infrações na operação das emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária: I - usar equipamentos fora das especificações autorizadas pelo Poder Concedente; II - transferir a terceiros os direitos ou procedimentos de execução do serviço; III - permanecer fora de operação por mais de trinta dias sem motivo justificável; IV - infringir qualquer dispositivo desta Lei ou da correspondente regulamentação; Parágrafo único. As penalidades aplicáveis em decorrência das infrações cometidas são: I - advertência; II - multa; e III - na reincidência, revogação da autorização.  São reincidentes por manterem propaganda distante da cidade. Grupo Nova Estrela e Objetivo (ambas em Andradina – 30 KM).

O diretor de jornalismo insiste em ‘levar’ a prefeita em seu programa. A idéia seria ótima se ele estivesse com boas intenções. A prefeita, por ter e estar sofrendo achaques está recusando participação. A assessoria de comunicação teme que ele faça manobras para instigá-la ao erro, ou ‘colocar’ ouvintes no ar que façam perguntas que firam sua honra ou seus poucos dias no cargo de chefe do executivo.



Outro item que chama atenção sobre a forma de achaque a administração é quando o nome da prefeita – Neusa Joanini. Esse nome a acompanha por anos. O radialista insiste em chamá-la de Neusa Lopes – numa clara tentativa de desvirtuar seu sobrenome de casada e utilizado em campanha política e por ser conhecida desta forma.

Detalhe final –Os dois funcionários da emissora não possuem DRT – documento/numeração exigida para quem trabalha em emissoras de radio em todo o território nacional, bem diferente de emissoras de Andradina onde os cerca de 20 radialistas e operadores de áudio possuem o devido registro. Um dos radialistas é registrado em carteira como motorista de caminhão da usina Viralcool – de propriedade do prefeito derrotado nas urnas ano passado. Outro fato que chama a atenção e já virou processo trabalhista é o fato de uma funcionária ter registro em carteira com um valor salarial, mas nos holerites aparecer outro bem menor. Sua dispensa ocorreu através de um funcionário da usina e não por membro da associação. A demissão da funcionária deixou clara a perseguição política já que foi demitida por ter apoiado a candidata vencedora para prefeita.

Baseado nessas informações todos os órgãos jurisdicionados ao caso já foram acionados: Ministério das Telecomunicações, Abert, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal (já que a concessão é de ordem federal), entre outros.

Fonte: www.jornaldiadia.com.br
O SBT divulgou nota oficial, no início da tarde desta quinta-feira (21), informando que a 6ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, manterá a proibição do uso de imagem do apresentador Silvio Santos pelo programa 'Pânico na Band'.

Depois do julgamento que aconteceu hoje, a justiça reconheceu como ilegal a atitude de Emílio Surita e sua trupe - durante a exibição do humorístico no último domingo (18) -, em que ignoraram a proibição e voltaram a imitar o 'homem do baú'.

A medida foi julgada como 'ilegalidade da utilização e exploração das imagens', e a Band deverá arcar com a multa de R$ 100 mil cada vez que violar, novamente, a decisão judicial.

Para quem não sabe, o dono da emissora da Anhanguera já havia entrado com uma liminar que impedia a TV Bandeirantes de utilizar suas imagens, sons e características pessoais, incluindo também as imitações e caricaturas do programa dominical.

E ainda tem mais! Silvio Santos exigiu também que fosse proibido qualquer tipo de perseguição e constrangimento de seus profissionais, usando como pretexto abordagens para entrevistas e captação de imagens. Tudo isso, em um raio de 100 metros. 

Informações: MsN
A Rádio comunitária de Caldas de Cipó esteve fora do ar por 24 horas no dia 13/02 em protesto a várias denúncias proferidas contra a mesma.

A denúncia, que segundo o diretor da rádio são infundadas, aborda alguns pontos críticos. O relatório diz que a emissora arrenda seus horários para entidades evangélicas produzirem programas, ainda segundo esta denúncia diz que a rádio se desvia da finalidade comunitária.

O denunciante diz que a emissora está ligada a um partido politico e cita dois supostos políticos que são locutores da rádio, um deles é o ex-vereador Gilberto, que aparece em uma foto tirada momentos depois que sai da prisão e o locutor Brankinho Mendes, que tentou sair como candidato a vereador, mas desistiu do pleito.

Fica a saber que a lei de rádio comunitária não impede que pessoas ligadas a partidos politicos participem da diretoria da emissora, desde de que não ocupem cargos eletivos. Ao que se sabe o ex-vereador Gilberto, não ocupa cargo eletivo e nem tão pouco participa da diretoria da emissora comunitária, na mesma situação se encontra o locutor Brankinho Mendes.

A rádio Comunitária, diz está sofrendo ato de perseguição politica e pessoal, de pessoas desocupadas que procuram prejudicar a emissora e também o povo cipoense e que não é a primeira vez que recebeu este tipo de denúncia. A diretoria da emissora já está trabalhando em sua defesa, ao mesmo tempo está tomando providências para descobrir quem são os denunciadores.
Apesar de já ter declarado que foi vítima bullying quando era menor, parece que Justin Bieber  não aprendeu nada com a situação embaraçosa de ser zombado por outras pessoas. Colette Harrington, apresentadora de uma rádio americana, acusou o astro teen de ter feito comentários maldosos, xingado e até mesmo cuspido em sua garrafa de água em uma academia. As informações são do site TMZ.

De acordo com a radialista, ela estava se exercitando no Ritz-Carlton quando o cantor chegou acompanhado de duas pessoas – segundo ela, o treinador e algum cantor ou dançarino. Depois de Bieber ter negado quando Colette pediu para tirar uma foto, a zombaria teria começado. "Eu sempre conto alto os meus exercícios. Justin começou a me imitar e quando eu chegava ao número 20, ele e o amigo diziam `Cala a boca`", relatou, afirmando os rapazes estavam reclamando sobre estarem com uma ressaca muito forte. "Eu sentia como se estivesse na escola de novo e alguém estivesse tirando sarro de mim", desabafou.

Cansada das ofensas, a mulher teria deixado o local, voltando apenas quando o ex-namorado de Selena Gomez  já tinha ido embora. Porém, ao tomar um gole de sua garrafa d`água, viu que alguém tinha cuspido hidrotônico azul dentro dela, exatamente o mesmo que o músico estaria consumindo. Apesar de alegar que reclamou com o hotel, o Ritz não se pronunciou confirmando ou negando a história.

Já os representantes do canadense teriam dito ao portal que Justin e seu personal trainer estariam apenas brincando de insultar um ao outro e que de forma alguma as palavras teriam sido direcionadas à apresentadora.

Fonte: www.rondoniadinamica.com
Brasília – A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) avalia que a portaria publicada hoje (7) pelo governo sobre a destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz) para a telefonia de quarta geração (4G) atende às solicitações do setor, mas alerta que nenhum brasileiro pode ficar sem acesso  à televisão livre, aberta e gratuita.

Atualmente, a faixa de 700 MHz é ocupada por emissoras de televisão analógicas, que precisam digitalizar sua transmissão antes de desocupar o espectro. A Abert ressalta que a faixa de frequência deve contemplar recursos suficientes para garantir a transição de todos os canais analógicos em operação.

A entidade diz que já colocou à disposição do governo estudos sobre o uso da faixa de frequência, e espera que outros estudos técnicos sejam produzidos com foco no mercado e na realidade brasileira. “A televisão aberta é o meio de comunicação mais efetivo e de maior alcance no país. Universalizada, livre e gratuita, a televisão leva informação e entretenimento a grandes centros e a áreas rurais e remotas, contribui para a integração e o fortalecimento da identidade nacional. Desempenha, ainda, fundamental papel no desenvolvimento econômico”, diz a Abert, em nota.

Segundo a Abert, em muitos municípios a liberação da faixa para a banda larga não será problemática, mas em algumas cidades isso não será viável.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garante que o governo não vai permitir que o sinal analógico seja desligado se ainda houver um grande número de famílias sem televisores digitais. Segundo ele, o governo estuda aumentar o crédito para que a população compre aparelhos de televisão que já venham com o sistema digital embutido e subsidiar equipamentos para famílias de baixa renda.

As operadoras de telefonia celular comemoraram a decisão do governo. Para o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), a medida será fundamental para ampliar o acesso dos brasileiros à banda larga, permitindo oferta de serviços com maior abrangência, melhor qualidade e preços mais baixos.

Na avaliação da entidade, a decisão também permite ao Brasil estar alinhado ao restante do mundo e especialmente com os demais países das Américas, que já atribuíram a faixa para serviços móveis. “Quando um maior número de pessoas usa um mesmo serviço, numa mesma frequência e com a mesma tecnologia, maior é o número de aparelhos produzidos, o que faz com que os preços caiam com maior rapidez. Esses ganhos de escala serão revertidos em benefícios à população”, informou o SindiTelebrasil, em nota.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Edição: Carolina Pimentel

 A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora na próxima quarta-feira (13) o Dia Mundial do Rádio. Para celebrar a data, o Portal e as Rádios EBC promovem às 15h deste mesmo dia um bate-papo especial para discutir a importância histórica do rádio e seu futuro na era digital.

Participam da conversa a editora-chefe do serviço brasileiro da Rádio França Internacional (RFI), Maria Alencar; e o professor doutor e vice-coordenador do mestrado em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Batista Junior. A mediação fica por conta da gerente regional das rádios EBC de Brasília, Taís Ladeira.

Além do Portal EBC, o hangout #DiaDoRadio será transmitido, ao vivo, pelas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões. O público pode participar da conversa pelo Facebook e Google+ ou através do Twitter usando a hashtag #DiaDoRádio.

O encontro será transmitido via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite que o internauta compartilhe o bate-papo em seu blog ou página pessoal, reproduzindo um código que é liberado minutos antes do início da transmissão.

Convidados

João Batista de Abreu Junior

João Batista de Abreu Junior é doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Jornalista profissional, trabalhou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, TV Educativa e Jornal do Commercio, entre outros.

Em março deste ano, João Abreu Junior completa 33 anos como professor do curso de Jornalismo da UFF. Entrou para lecionar Radiojornalismo.A sua tese de doutorado trata do uso político do rádio durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Maria Emília Alencar

Formada em jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ, em 1978, Maria Emilia Alencar trabalhou na grande imprensa carioca até 1982 quando viajou para a França com uma bolsa do programa “Journalistes en Europe” financiado pela ex-Comunidade Econômica Europeia. Realizou diversas reportagens em países europeus para jornais do Brasil e integrou em 1983 a redação brasileira da Rádio França Internacional. Assumiu o cargo de editora-chefe dessa redação em 2008.

Informações: EBC
| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com