A ABINEE Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica com sedes nos principais estados do Brasil, e o SINDVEL - Sindicato das Indústrias do Vale da Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí - MG , indicaram o Eng.º Rogério de Souza Correa, sócio diretor da TELETRONIX de Santa Rita do Sapucaí - MG, como seu representante no Conselho do Rádio Digital, para a composição do parecer técnico que o Ministério das Comunicações irá encaminhar ao Governo, para decisão do padrão de Rádio Digital Brasileiro.

O conselho foi formado pelo Ministério das Comunicações, com a missão de ajudar na implantação do sistema de rádio digital no Brasil, e conta com 19 representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.

São dois sistemas que estão no páreo, o DRM europeu, que é um padrão livre, como um comparativo, nos moldes do Linux, e o IBOC norte-americano, da empresa Ibiquity, que é um sistema fechado, como Windows.

A primeira reunião ocorreu no último dia 23 de outubro, no auditório do Ministério das Comunicações, onde fora debatido o cronograma de trabalho e a definição das datas das próximas reuniões do Conselho, bem como, foram criadas três comissões: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos, além da nomeação de quais entidades farão a composição das comissões.

O Eng.º Rogério Correa, como Representante da Indústria, participará de duas comissões: a de política industrial e a dos acompanhamento dos testes técnicos.

O ministério, em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), testou os sistemas em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. As avaliações foram concluídas em julho deste ano e o Inmetro fez relatórios sobre a performance das duas tecnologias em cada localidade.

Os resultados destes testes serão o tema da próxima reunião do conselho, que ocorrerá no dia 28 de novembro.

Brevemente, os relatórios dos testes, serão disponibilizados no site do MiniCom para que as emissoras e entidades representativas tenham acesso e avaliem os aspectos técnicos dos dois sistemas.

Informações: Teletronix
Este ano dois radialistas sofreram ameaças no interior de SE

A insegurança no local de trabalho dos radialistas, principalmente no interior do Estado, preocupa o Sindicato dos Radialistas de Sergipe.  Só este ano, dois radialistas sofreram ameaças e na noite do último domingo, 29, Edmilson de Jesus, 40 anos, foi assassinado enquanto trabalhava  na rádio  Princesa da Serra, no município de Itabaiana.

O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, informou que desde ontem à noite  o sindicato está acompanhando o caso. “Estivemos no local logo depois do ocorrido e estamos cobrando junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) agilidade nas investigações. Além do homicídio, os  casos de ameaças precisam ser apurados”, afirma.

Quanto à insegurança nas condições de trabalho, Fernando Cabral ressalta que Sergipe não é um estado violento, mas mesmo assim precisa adotar medidas  para  que os radialistas possam trabalhar com segurança ” Já enviamos  um e-mal para a Confederação dos Radialista  sobre o caso, e queremos saber qual o verdadeiro motivo para essas ameaças a esses profissionais", explica.

Outras ocorrências

Além do assassinato, dois radialistas sofreram ameaças este ano. No mês de agosto o radialista Alex Henrique de Souza, também foi ameaçado enquanto trabalhava para a rádio Capital Agreste, em Itabaiana. Ele foi perseguido por dois homens em um veículo Golf, tendo que sair escoltado pela polícia da casa de uma entrevistada.

Já em São Domingos, no dia 5 de outubro, outro radialista também foi ameaçado. O radialista Elenilson Silva foi perseguido quando retornava de Aracaju para São Domingos com a família. Ele ainda foi agredido no rosto, mas os indivíduos fugiram quando os familiares começaram a gritar.

Informações: Infonet
O prefeito João Henrique (PP) votou na tarde de ontem no Colégio Sartre COC da Pituba. Acompanhado da primeira- dama, a secretária municipal de Saúde Tatiana Paraíso, e dos filhos dela, Sidney e Maria Eduarda, João não escondeu seu candidato: “25, é isso aí!”. Para o prefeito, seu sucessor não deve distribuir cargos da administração municipal em troca de apoio.

Segundo ele, este foi seu maior erro à frente da capital baiana. “Esse modelo de dividir o governo por partidos é um equívoco. Mas é um modelo que vem de cima, do governo federal”, disse. Em seguida, João Henrique disse que deixa um “legado de tratar a cidade por igual”.

O prefeito ainda afirmou que entregará as finanças equilibradas para o próximo gestor, mas ressaltou que Salvador enfrenta dificuldades econômicas. “É bom essa rotatividade de prefeitos no poder, porque eles vão vendo que não é fácil. Falar é fácil, mas, quando você senta atrás da cadeira, é que você vê que não tem receita, que a cidade é caracterizada pela informalidade”.

Ontem, João Henrique voltou a falar do desejo de trabalhar com comunicação e se candidatar ao governo em 2014. “Agora é cuidar da sobrevivência, procurar um emprego em rádio e TV. E, depois, começar a organizar a candidatura”, disse, afirmando que muitos que o criticaram durante a campanha têm medo dele. (Jairo Costa Jr./Correio)

Informações: Jornal da Mídia
A programação do Rádio Metrópole, de propriedade do ex-prefeiturável Mário Kertész (ex-PMDB), foi retirada do ar neste domingo, 28, por ordem da 19ª zona eleitoral, responsável por exercer o poder de polícia durante as eleições. O mesmo aconteceu com a programação da Rádio Sociedade da Bahia.

Segundo o juiz Eduardo Augusto Viana Barreto, chefe da 19ª, a Metrópole promoveu propaganda eleitoral ao veicular entrevista com o prefeiturável Nelson Pelegrino (PT). Kertész, que obteve 9,43% dos votos no primeiro turno, declarou apoio ao candidato petista no segundo turno. A assessoria do Grupo Metrópole, no entanto, afirma que o candidato do DEM. ACM Neto, também foi entrevistado pelo rádio.

A programação da Rádio Metrópole e da Sociedade da Bahia ficará fora do ar até as 17h, quando a votação será encerrada.

Procurado pela reportagem, Mário Kertész contou que recebeu a notícia com surpresa. "O jornal, a rádio e o portal não fizeram campanha nem para mim. Temos procurado sempre manter o equilíbrio, ouvindo os dois lados. É uma decisão arbitrária e estapafúrdia. Meus advogados já entraram com um mandado de segurança para anular esta decisão. Mas se não for anulada antes das 17h, vou voltar com a programação assim mesmo. A rádio não fez campanha para ninguém no primeiro turno, vai fazer agora?".

Fonte: A Tarde
Os itabaianenses estão assustados com a onda de violência que vem se instalando no município. Mais uma tragédia aconteceu na noite deste domingo (28). Foi por volta das 21h, o locutor Edmilson de Jesus, funcionário da rádio Princesa FM 99.3, foi morto dentro dos estúdios da emissora, enquanto trabalhava. No momento do crime, o radialista estava sozinho na rádio que fica localizada na Avenida Manoel Antônio dos Santos, situada a 100 metros da corporação da Polícia Militar.
O radialista teria discutido com o indivíduo que realizou o crime, que após uma luta corporal, Edmilson de Jesus foi morto com três tiros em diferentes partes do corpo. O mesmo tentou correr, mas acabou caindo no chão.
A motoneta e o celular de Edmilson foram levado pelo autor do crime. A polícia acredita que o indivíduo que cometeu o crime seja conhecido do radialista, já que a porta que da acesso a rádio estava trancada.
O itabaianense Edmilson de Jesus, 40 anos, já trabalhou em diversas rádios de Sergipe, entre elas a Rádio Ilha FM, Rádio Capital do Agreste, Fm Sergipe e Rádio do Povo. Atualmente o radialista também trabalhava em uma panificação do município.

A polícia esteve no local, e isolou a área. Muitos curiosos se aglomeram na frente da rádio.
A Delegacia de Homicídios do município investiga o caso. Este já é o 52º assassinato registrado em Itabaiana. A média de homicídios em Itabaiana é de 4 por mês, somente no mês de outubro 8 assassinatos foram registrados.


Informações: Arildo Leone.com
O estilista e consultor de modas Ronaldo Esper, foi convidado pelo Programa da Tarde da TV Record, apresentado por Brito Junior e Ana, para dar umas ’alfinetadas’ e participar do quadro Donos do jogo, ante mesmo de começar sua participação, Ronaldo Esper foi questionado por Brito Junior, sobre notas que segundo a direção do programa, que O falecido Clodovil dizia que Ronaldo Esper tinha mania de roubar artigos de artes da casas que algumas pessoas.

Ronaldo Esper, se sentido ofendido, pediu desculpas aos apresentadores e ao publico e disse que iria se retirar do programa, e ainda deu a entender que iria processar a emissora por ter exposto um fato que segundo ele é desconhecido por ele.
O apresentador Brito Junior, tentou se desculpar de Ronaldo, mais não adiantou e ele se retirou do programa que estava sendo apresentado Ao vivo.



Informações: Assistindo a Tv record
Todos nós sabemos que antes de assumir o posto de ministro das Comunicações, o mais próximo do tema que Paulo Bernardo tinha chegado era o uso do controle remoto de sua TV, seu smartphone e o inseparável Twitter. Mas, o ministro poderia pelo menos disfarçar seu desconhecimento.

Ao questionar a previsão de presença do Comitê Gestor da Internet no Substitutivo Molon do Marco Regulatório da Internet (aqui), posição idêntica àquela defendida pelas empresas de telecomunicações, o ministro revelou dupla ignorância.

Primeiro, ao não conseguir  entender que o texto prevê apenas que o CGI.br terá como função RECOMENDAR políticas de neutralidade de rede que serão adotadas pelo poder executivo, por Decreto Presidencial. Não caberá ao CGI.br fiscalizar a neutralidade de rede como o ministro parece ter entendido.

Depois, ao perguntar por que não deveria ouvir, no lugar do CGI.br, a Fundação Getúlio Vargas, a FIESP ou, pasmem, a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul. O ministro, ele próprio um integrante do CGI.br, parece não saber que a entidade administra o domínio “.br”, sexto maior código de país da Internet. Também desconhece que o CGI.br administra os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs), realiza as mais conceituadas pesquisas sobre Internet no Brasil (CETIC) e hospeda o capítulo brasileiro do W3C, entre várias outras iniciativas. Paulo Bernardo não sabe, ainda, que o CGI.br é formado por oito representantes do governo federal, um dos governos estaduais, um pesquisador notório saber, quatro representantes eleitos por empresários (incluindo a indústria de software, os provedores de acesso e as próprias teles), outros quatro eleitos pelo terceiro setor e três oriundos das universidades, em um modelo que é referência mundial.

Se o ministro conhece o CGI.br como deveria, então cabe avisá-lo urgentemente que arroz a gente come.

Informações: Blog do Gindre
O artigo 5° da Lei 12.485/2011 determina que radiodifusores, produtoras e programadoras de TV paga não poderão deter mais de 50% do capital de operadoras de telecomunicações (inclusive das distribuidoras de TV paga). Ora, a Bandeirantes é uma radiodifusora, uma produtora e uma programadora (BandNews, BandSport, Terra Viva, Brasileirinhas e Arte 1). Mas, a Bandeirantes é dona de pelo menos 90% do capital da Sim TV, uma distribuidora de TV paga. O que a Anatel pretende fazer a respeito disso?

O mesmo artigo 5° da Lei 12.485/2011 também estipula que operadoras de telecomunicações não poderão deter mais de 30% do capital de radiodifusoras, produtoras e programadoras de TV paga. Mas, a Oi possui um canal de TV paga. O que a Ancine pretende fazer a respeito?

Fonte: gindre.com.br
A Rede Globo de Televisão será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara dos Deputados, se for aprovado o pedido formulado por Levy Fidelix, presidente do PRTB. A demanda iniciou-se nesta quarta-feira, após a emissora cancelar, na véspera, o debate que seria realizado nesta quinta-feira entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Fidelix afirmou que contará com o representante de seu partido na Câmara, o deputado federal Auréo Lídio Moreira Ribeiro (RJ), entre outros apoiadores no Legislativo para instaurar um processo contra a emissora, que, segundo ele, tem problemas com a arrecadação de impostos.

Levy venceu uma ação contra a rede de TV, movida na Justiça Eleitoral de São Paulo, que pretendia realizar o debate de São Paulo com, no máximo, seis candidatos, e deixar de fora o postulante do PRTB. Com base na Lei Eleitoral, que garante participação de um concorrente cujo partido possui representantes na Câmara dos Deputados, Levy garantiu, em primeira instância, a sua participação no programa. A Globo, no entanto, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER/SP), mas, segundo nota da própria emissora, o debate foi cancelado “devido à falta de tempo para garanti-lo na Justiça”, uma vez que o TSE ainda não se decidiu sobre o assunto.

Segundo a emissora, o debate deveria ser realizado com apenas seis candidatos – Celso Russomano (PRB), José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulinho da Força (PDT), os primeiros colocados nas pesquisas –, formato que considera “ideal”. Além de Levy, Carlos Giannazi (PSOL) também teria garantido o direito de participar do debate, de acordo com a Lei Eleitoral, e também brigava na Justiça para garantir sua participação. Em 2008, a emissora cancelou o debate na capital paulista também pelo excesso de candidatos. Segundo o candidato do PRTB, a Globo “tentou usurpar a competência do Congresso” e se considera “acima da lei”.

– A Justiça deu na testa da Globo – afirmou Levy.

O presidente do PRTB considerou “radical” o cancelamento do debate.
– Para mim, perdeu a democracia – lamentou.
Fidelix afirmou, ainda, ter sido procurado por funcionários da emissora para que desistisse de participar do debate em troca de um espaço maior dentro da cobertura jornalística nos telejornais regionais. Seria uma forma de suborno, segundo o representante da legenda.

– Tentaram me comprar – disse.

Além da TV Globo, a TV Record também cancelou seu debate, que iria ao ar na segunda-feira, dia 1º. A emissora alegou que o debate não poderia ser realizado sem a participação de Celso Russomano, que não poderia participar por conta do nascimento de sua filha, e José Serra, que, de acordo com a emissora, não havia confirmado presença. A afirmação foi negada pelo tucano. Para Levy, o debate da Record foi cancelado para “proteger” Russomano na reta final da eleição.

– É uma farsa – disse sobre o líder nas pesquisas de intenção de votos. E questionou: “Será que a Globo tem algum candidato?”

Procurada por jornalistas, a Rede Globo não se manifestou a respeito das afirmações do candidato, e se limitou a dizer que, “como em todos os anos, se buscou um acordo para viabilizar um debate com seis candidatos, número máximo viável para uma discussão produtiva. E isso não foi possível”.

Fidelix não revelou quem pretende apoiar no segundo turno.

Informações: www.direitoacomunicacao.org.br
Eleições: Após denúncia, rádio é destruída por explosão (foto ao lado)

O clima de tensão que antecedeu o pleito na cidade  de União dos Palmares, a 83 quilômetros da capital alagoana, parece não ter arrefecido. Antes mesmo das eleições, foi registrado um atentado a uma rádio local, a Farol FM, de propriedade do deputado João Caldas (PEN). A rádio era conhecida por fazer críticas à atual administração, do prefeito Areski Freitas e veicular uma conversa entre Kil Freitas e o ex-governador Manoel Gomes de Barros, sobre negociações políticas.

Na madrugada desta quinta, dia 18, o alvo foi a residência de um funcionário da rádio, que foi o locutor oficial da campanha do prefeito eleito, o médico Beto Maía. Hermes Marques da Costa, de 37 anos, que mora no Residencial Santa Maria Madalena, na periferia da cidade, disse que foi despertado por volta de 2h por latidos de cães e forte cheiro de gasolina. Ao chegar à sala da residência, o radialista teria observado cortinas, sofás e almofadas encharcadas por gasolina, além de caixas de fósforos no chão.

A denúncia foi formalizada nesta sexta, dia 19, na Delegacia Regional de União dos Palmares, e o suposto atentado deverá ser investigado pelo delegado Valdecks Pereira. Sobre o atentado à rádio, a Polícia Civil de Alagoas ainda não identificou os responsáveis pela ação criminosa.

O radialista se manifestou por uma rede social. ‘Quero agradecer as pessoas pelo carinho que recebi ao longo desse dia que jamais irei esquecer durante a minha vida. Quando pessoas sem Deus no coração chegaram à minha residência para cometer um ato de terrorismo contra a minha pessoa e minha família. Vale salientar que jamais me calarei diante do descaso que todos os dias venho denunciando no meu programa. Tenho a mais absoluta certeza de que Deus é maior que tudo isso... Pois ninguém está acima dele. Vida que segue e que esses monstros que aterrorizam a nossa União dos Palmares sejam punidos e colocados atrás das grades’.

Informações: Alagoas24horas.com.br
O site online negocios oferece uma orportunidade praticamente unica para se ganhar dinheiro pela internet no comforto de sua casa.

O site  diz que uma pessoa pode ganhar em torno de R$350,00 por dia, se dedicando no minimo 60 minutos por dia para relaizar os trabalhos.

Veja a seguir uma artigo de investigação feito por um blogueiro por nome Maicon Rissi, ele fez um beleissimo trabalho de investigação notorial sobre este site que supostamente é um picaretagem: 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------
veja o artigo copiado do site: http://maiconrissi.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de ler esse artigo, quero deixar bem claro que eu (Maicon Rissi) NÃO SOU RESPONSÁVEL pelo site “Online Negocio da Julia Pereira“.
O objetivo desse artigo é mostrar se esse Online Negocio é fraude ou se esse Online Negócio Funciona mesmo.
Então vamos lá a “investigação”.
Quando você acessa o site www.onlinenegocio.com vai se deparar com uma tela similar a essa:
online-negocio-com-julia-pereira-golpe-verdade-mentira-funciona

Se você já acompanha meus trabalhos de “investigações”, vai perceber que essa tela é praticamente idêntica aos sites Internet Lucros, Lucros na Web, Web Lucros e deve ter vários outros sites espalhados pela internet.
Vejam só a promessa do site: ganhar R$ 187,00 reais por hora. Um dia tem 24 horas, então será R$ 4.488,00 por dia e R$ 134.640,00 por mês. Muito interessante isso né?
Eles também falam que esse “produto” Online Negocio foi visto na TV (SBT, GLOBO, etc).
Logo abaixo, eles pedem pra você informar seus dados pessoais (Nome, CEP, E-mail).
O “interessante” é que se você preencher qualquer CEP ou deixar os campos em branco e depois clicar em “Verifique a disponibilidade agora!” irá se deparar com a seguinte tela:
online-negocio-com-julia-pereira-golpe-verdade-mentira-funciona-mesmo
Nem informei nada e eles disseram inicialmente que na minha área tinha uma vaga disponível e depois falaram que são 3 vagas.
Nem informei meu CEP e eles deram essa mensagem.
Se você informar qualquer CEP, terá a mesma mensagem.
Já encontrei o primeiro ponto negativo!
 Após isso você é direcionado para o site www.onlinenegocio.com/found contendo uma tela similar a essa:
online-negocio-com-julia-pereira-golpe-verdade-funciona
Antes eles falavam que tinha 3 vagas e agora só tem uma. Mais um ponto negativo!
Abaixo eles colocam um vídeo de uma reportagem do SBT, mas o engraçado é que se você assistir esse vídeo, em momento algum eles citam o nome Online Negocio. Mais um ponto negativo, pois eles utilizaram um vídeo para iludir as pessoas.
Agora vamos falar sobre a suposta Julia Pereira.
julia-pereira-online-negocio-com

Se você pesquisar por essa tal Julia Pereira na internet, não irá encontrar informações sobre ela.
Sabe porque?
Entre no site www.atenascoaching.com.br e você irá se deparar com isso:
julia-pereira-online-negocio-com-verdade-mentira-fraude-golpe
Olha só! Pegaram uma foto de um site qualquer pra enganar as pessoas. Assim sendo, já podemos comprovar que o Online Negócio da Julia Pereira é fraude!
Mas não pára por aí. Está vendo esses “depoimentos” de sucesso ao lado? Vou mostrar apenas a origem da primeira foto e depois você tire suas próprias conclusões.
Acesse o site www.myallergyeasy.com/my-allergyeasy-research-studies.html e você vai se deparar com isso:
online-negocio-com-fraude-golpe-mentira-verdade-funciona-mesmo
Nem preciso falar mais nada né?
Esse Online Negocio da Julia Pereira é mentira! É golpe! É enganação!
Fizeram isso apenas para roubaram os dinheiro das pessoas.
Não caiam nisso pessoal. Se ganhar dinheiro na internet fosse fácil, todo mundo estaria rico.
Eu ganho dinheiro na internet e posso afirmar que não é tão simples, mas também não é impossível.
Exige esforço, dedicação, força de vontade e muito trabalho.
O programa acordando o sertão tem um quadro social, que tem como objetivo ajudar os mais carentes.  O comunicador Altemar Macedo tem mais uma missão de entrega mais uma cadeira de rodas, há família de Joel e Doralice que tem uma filha deficiente física por nome de Joseane de 12 anos que mora no bairro do Entrocamento.

Esse quadro “Me ajude há ajudar você” vem beneficiando a população carente há cerca de 12 anos.

Atualmente está no ar há cerca de 5 anos, na radio Tucano FM, no programa acordando o sertão que tem apresentação do comunicador Altemar Macedo, que conta com a ajudar do povo tucanense e municípios vizinhos.

“Me ajude há ajudar você e fazer o bem sem olhar a quem”. Esse é o slogan do Altemar Macedo, a voz da simpatia.


Informações: Gill Santos Notícias
O ex-prefeito de Sonora e diretor da rádio comunitária FM Cidade, Luiz Carlos Simões, começou já na segunda-feira (08) o famoso podão, cortando funcionários da empresa como o locutor de rodeio e de radialista J-Neto, alegando que o mesmo não o apoiou nas eleições deste ano, mostrando que a perseguição política já começa a operar na cidade.

Simões que foi impedido de disputar as eleições por se enquadra na lei da ficha limpa, apoiou o candidato a prefeito, Yuri Valeis (PR), e demitiu o locutor por ter apoiado o petista Cleber Fernandes de Moura (PT), que foi derrotado por uma diferença de 36 votos.

Simões fez parte do palanque da Yuri Valeis, agora deve assumir uma pasta na gestão do candidato ligado a Usina Sonora.

Além de Simões, outro ex-prefeito pode fazer parte do quadro funcional da nova administração, o também impugnado por irregularidades em sua administração, João Cavalcante. 

Informações: idest.com.br
Elenilson Silva foi agredido com um tapa no rosto

Um radialista do município de São Domingos foi agredido e sofreu ameaças na madrugada desta sexta-feira, 5. Em conversa com o Portal Infonet, Elenilson Silva informou que o fato aconteceu no momento em que ele chegava em casa com a esposa, o filho e mais dois parentes.

“Estava vindo de Aracaju para São Domingos e quando entrei no município, percebi que um veículo me seguia. O carro me fechou e assim que cheguei à porta de casa uma pessoa desceu do carro, foi até a porta do meu veículo e me deu um tapa na cara, mandando eu ficar calado, pois estava falando demais no rádio. Ainda na ocasião, outra pessoa que estava no outro carro gritava: 'apague, apague ele'”, relata o radialista.

No momento do fato, familiares de Elenilson Silva ficaram assustados e começaram a gritar. “No momento dos gritos, os suspeitos se assustaram e saíram. Depois me dirigi até a delegacia do município e, ao sair, fui seguido novamente. Porém, eles logo depois foram embora”, conta, ao acrescentar que ainda prestou uma queixa no município de Itabaiana.

Delegacia

A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com a delegada Mariana Andrade do município de São Domingos, mas o celular estava desligado. Pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi informado que o radialista esteve em Itabaiana para prestar um Boletim de Ocorrência. Ainda foi informado que foi designada pelo delegado de Itabaiana que uma equipe atue em São Domingos até as eleições. A assessoria também informou que as investigações prosseguem e que a polícia não descarta a possibilidade do caso ter conotação política.

Outro caso

No final da manhã da última quinta-feira, 4, o motorista de um carro do som da campanha de Pedro Silva, identificado como José Roberto, estava no Povoado Mulungu, quando foi abordado por dois homens em uma moto que dispararam vários tiros. Apesar do atentado, José Roberto não foi atingido pelas balas, que somente perfuraram partes do carro.

Informações: www.infonet.com.br
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4133/12, do Senado, que prevê a concessão de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às entidades detentoras de autorização para a exploração de serviço de radiodifusão comunitária.

De acordo com a proposta, os recursos poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos, modernização de instalações e de sistemas radiantes, produção de programas culturais e educativos, programas de formação profissional e apoio à atuação de conselhos comunitários. Pelo texto, o financiamento poderá ser pago em até dez anos com prazo de carência de dois anos.

O senador licenciado Marcelo Crivella, autor da proposta, argumenta que a troca dos equipamentos básicos para adoção de padrão digital ficará em torno de US$ 30 mil. “Com esse valor, pouquíssimas operadoras conseguirão, por conta própria, permanecer em atividade”, alerta.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Informações: www.emtemporeal.com.br
Na noite da última quinta-feira (4/10), uma emissora de rádio paraguaia foi alvo de um ataque com explosivos. Segundo o Portal Última Hora, o fato ocorreu quando dois homens que se diziam membros do EPP (Exército do Povo Paraguaio) invadiram a redação da rádio, localizada na cidade de Horqueta, fazendo ameaças contra César Rojas, dono da emissora, e seu filho Freddy Rojas. Após concluírem as ameaças, os homens lançaram três explosivos contra a emissora, porém um dos explosivos acabou não detonando e só foi encontrado posteriormente.

De acordo com o La Nación, no local também foi encontrado um comunicado com ameaças à mídia paraguaia, supostamente assinado pelos membros do EPP. O grupo entende que a imprensa estaria atacando o EPP ao divulgar recompensas oferecidas pelo governo em troca de informações que possam ajudar na captura de seus membros.

Esse fato fez com o que o Sindicato de Jornalistas do Paraguai (SPP) se manifestasse pedindo mais segurança para os profissionais da imprensa. O secretário geral do sindicato pediu que os cidadãos se envolvam no caso para pedir mais segurança, pois segundo ele, “quando atacam os jornalistas, atacam toda a comunidade”.

Informações: portalimprensa.uol.com.br
Dono do bordão "Que felicidade", mais famoso entre ouvintes e sambistas, o radialista Paulinho Kaká deixa o mundo do samba mais triste nesta terça-feira (2). Aos 54 anos, completados em 9 de setembro, o comunicador morreu na madrugada desta terça, de motivo ainda desconhecido.

 O corpo de Kaká ainda está no IML, onde aguarda a autópsia. Ele passou a sua vida a propagar o samba, que ele acompanhava desde que se entendia por gente.
 Capoeirista, passista e boêmio, Paulinho levava a vida no "passinho" e frequentava os bares das feiras livres das Sete Portas e Água de Meninos. Radialista desde os 18 anos, ele passou por muitas emissoras, como a Excelsior, Sociedade, Piatã, Band e Nova Salvador, e levava para as casas dos baianos muito samba de roda, cantado por famosos ou anônimos, sem distinção. O seu último programa no ar foi o Samba Salvador, da Nova Salvador FM.

Informações: Bahia Notícias
O radialista Orislandio Timoteo Araujo, conhecido como Roberto Lano, foi preso nesta quarta-feira (3) na cidade de Buriticupu por incitação ao crime, desobediência e perturbação do sossego durante um evento político na cidade.

A conduta inapropriada teria ocorrido durante um comício no povoado de Sagrima na Zona Rural da cidade, onde o radialista teria incitado a população a cometer crimes já que, segundo ele, por conta da proximidade das eleições, ninguém poderia ser preso. Após o evento, uma ação conjunta do Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno, titular da Comarca de Buriticupu, com as polícias civil e militar efetuou a prisão de Roberto Lano que permanece à disposição da Justiça.

O G1 tentou contato com o promotor, para mais detalhes. Porém, até o momento nem o promotor e o representante legal do radialista foram encontrados para falar sobre o assunto.

Informações: G1
O diretor de infraestrutura da Federação das Indústrias de São Paulo, Carlos Cavalcanti, não poupou críticas à agência reguladora e ao governo durante a sua participação no IV seminário de Telecomunicações, nesta terça-feira, 25/09.

Segundo ele, se o setor de telefonia móvel chegou ao ponto de ter de suspender as vendas de chips por conta da má qualidade dos serviços, a culpa é da Anatel que não soube perceber a situação e agir de forma pró-ativa. "A Anatel não teve competência para analisar a situação e teve que partir para uma atitude radical. Não é assim que deve funcionar o mercado", declarou.

A crítica provocou uma 'saia-justa', uma vez que o evento conta com a participação de executivos de operadoras e de fornecedores de serviços de Telecom. A reação maior veio do secretário-executivo do ministério das Comunicações, Cezar Alvarez. "É uma blasfêmia acusar a Anatel quando ela toma medidas em prol do consumidor".

De acordo ainda com Alvarez, não é verdade que o setor de Telecom sofra, hoje, de instabilidade regulatória. "Creio que podemos dizer que vivemos uma fase sem precedente nos serviços (de telecomunicações). Uma explicação está no mercado consumidor em expansão e também um ambiente regulatório estável", afirmou.

Cavalcanti, da Fiesp, também colocou à mesa o contingenciamento de recursos do fistel - Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - que é cobrado para ajudar a Anatel para monitorar os recursos das teles. E cobrou também o que chamou de 'ágio' do governo com o também contingenciamento dos recursos do Funttel - Fundo Nacional de Telecomunicações. "esse ágio impede que as teles invistam mais em redes", disparou.

O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, presente ao evento, evitou comentar a crítica do diretor da Fiesp. Disse apenas que a agência está cumprindo o papel dela - e a punição imposta às teles móveis- TIM, Claro e Oi - foram necessárias e surtiram o efeito desejado: Maiores investimentos em infraestrutura de rede.

Segundo o conselheiro, em novembro, o órgão regulador divulgará o primeiro balanço do controle que está sendo feito nas teles - pós-apresentação dos planos de melhorias. "também aumentamos nossa fiscalização. Além de continuar o uso dos nossos índices de qualidade. Mas temos a convicção que a punição induziu uma melhor oferta ao consumidor", afirmou.

Ana Paula Lobo - Convergência Digital

Pesquisa da Abert mostra que 84% das emissoras brasileiras já transmitem seus programas pela web.
Enquanto a definição da rádio digital não sai, 84,1% das emissoras brasileiras transmitem seus programas pela internet e 24,6% delas já obtêm receitas pela web. Estes são alguns dos resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão (Abert), divulgada nesta quinta-feira (4).

O levantamento também revela que recursos extras como exibição de imagens do estúdio, por meio de webcasting (12%), e hospedagem de vídeos relacionados à emissora (23%) são cada vez mais utilizados. O estudo mostra ainda que 91,3% das rádios têm sites.

De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, os dados mostram que o rádio aposta na internet, no uso de recursos multimídia e na mudança de hábitos de consumo de informação para crescer num mercado cada vez mais competitivo.  “Se, de um lado, a popularização da internet e das novas mídias amplia a concorrência, de outro, temos certeza de que possibilita que o rádio vá mais longe, conquiste mais ouvintes, atraia novos anunciantes”, afirma.

Faturamento
A pesquisa consultou 435 emissoras, de 26 estados e do Distrito Federal, o que representa 10% do mercado de rádios comerciais no país. O levantamento, realizado entre julho e agosto deste ano, é um dos mais abrangentes sobre o meio rádio. Rio Grande do Sul (16%), São Paulo (14%) e Minas Gerais (12%) são os estados com maior participação. Amapá, Roraima e Tocantins são os menos representativos (0,2%, nos três casos).

Boa parte dos dados colhidos refere-se a faturamento. A média mensal das rádios brasileiras, em valores atualizados para dezembro de 2012 é de R$ 59,6 mil. A maior fatia desse valor (81,55%) vem de anunciantes locais. Para Slaviero, o dado revela uma característica dominante do rádio, “a forte relação com o mercado local e a independência financeira de governos”.

O setor também é responsável por gerar 65 mil empregos diretos. Em média, cada emissora emprega 15 funcionários. Em relação à cobertura, a maioria das rádios (20%) informou alcançar entre 100 e 200 mil pessoas. O percentual é próximo dos que disseram cobrir entre 200 e 500 mil (19.8%) e dos que ficam entre 50 e 100 mil (17.8%). As rádios com cobertura restrita, de até 10 mil habitantes, são minoria (3.4%) entre os que responderam.

Já as que atendem mais de 1 milhão de pessoas são 8.6%. As regiões do país mostraram ter níveis parecidos de uso de tecnologia, faturamento, geração de emprego e cobertura. Porém, o Norte apresentou algumas discrepâncias em relação às demais localidades, talvez em função do número da amostra.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Informações: Tele Sintese
NOTA DE ESCLARECIMENTO 
 A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Nacional) vem trazer os seguintes esclarecimentos sobre a matéria “O uso político das rádios comunitárias”, publicada na Revista Isto É, edição 2237:

1) É falsa a informação de que a entidade tenha recebido R$ 21 milhões nos últimos três anos por meios de convênios com a União Federal. Como facilmente pode-se conferir no Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br), a Abraço Nacional foi contemplada pelo edital de Mídia Livre do Ministério da Cultura no valor de R$240 mil, em 2009, cumpRindo todas as etapas do projeto até à I CONFECOM. A Agência Abraço, órgão vinculado à Associação, recebeu neste período, R$ 400 mil, através de emenda parlamentar, para a realização do VII Congresso Nacional da entidade e mais R$ 168 mil para repassar às rádios instaladas no Distrito Federal, participantes do Programa Cidade 980, Rádio Nacional AM de Brasília, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). De todos os repasses, foram realizadas prestações de contas aprovadas administrativamente, estando a Abraço com todas as certidões negativas e sem nenhuma pendência.

2) Mesmo sendo uma empresa de publicidade que, por lei, pode cobrar 20% de taxa de agenciamento, a Agência Abraço nunca fez tal cobrança para as emissoras participantes do Programa Cidade 980. Pelo contrário, a Agência teve de arcar com as despesas dos impostos dos repasses às emissoras participantes do Projeto, pois não havia previsão orçamentária para esse gastos.

3) A dificuldade com a Rádio Utopia de Planaltina foi restrita a problemas de convivência com o locutor indicado pela emissora para o projeto. A situação resultou em litígio judicial movido pelo radialista e no portal da justiça consta como baixado.

4) Nunca a Abraço Nacional realizou qualquer convênio com o Governo Federal para emissoras fora do Distrito Federal, nem cobrou qualquer pedágio para quaisquer repasses de convênios.
A referida reportagem nos causa, no mínimo, estranheza. Primeiro porque não há qualquer fato atual que justifique tal notícia. O suposto inquérito teria sido iniciado em novembro de 2011 e, segundo o Gabinete do Procurador citado, o mesmo já haveria despachado o parecer pelo ARQUIVAMENTO so processo em maio de 2012. Segundo porque não há na matéria qualquer dado que explique quem informou ou como se chegou ao montante de R$ 21 milhões de repasses de convênio do Governo Federal nos últimos três anos.

A Abraço Nacional solicitou, através de notificação extrajudicial, direito de resposta a tal reportagem e irá, através dos procedimentos cabíveis, solicitar a reparação dos danos causados pela infame publicação que ataca a organização das rádios comunitárias brasileiras que busca fortalecer o papel social das emissoras.

Brasília, 24 de setembro de 2012.

Diretoria Nacional da Abraço
O vereador Edvaldo do Assentamento fez fortes críticas à emissora comunitária de Mari, Paraíba, durante reunião da coligação "com a força do povo". Edvaldo Martins chegou a dizer que a rádio não é comunitária, mas uma emissora vendida e que prova com documentos. A denúncia do vereador contra a rádio comunitária Araçá foi gravada e está o vídeo no blog Mari Fuxico. O vereador fez a denúncia para mais de duas mil pessoas em comício público.

Esse vereador é um líder dos sem terra que é candidato à reeleição e bate de frente contra a direção da rádio comunitária Araçá. Olhe, eu acho isso um fato grave, porque, pelo que sei, a rádio comunitária Araçá é uma rádio como outra comunitária qualquer, com seus defeitos e suas virtudes, mas dizer que a direção da rádio se vendeu é ir longe demais. Se o vereador tem provas do que diz, que apresente. E a direção da rádio também deve vir a público dar explicações.

A rádio só tem um probleminha que é a longa duração do mandato do presidente. Já faz mais de dez anos que ele toma conta da rádio. Olhe, quando tem assim um diretor que se perpetua no poder em sindicato, em associação, isso já me cheira a patrimonialismo, que é o cara achar que é dono da instituição. Comparece-se com a situação do sindicato dos jornalistas da Paraíba, que já é quase propriedade particular do presidente perpétuo e sua família. Lá em Mari mesmo, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais tem mais tempo de mandato ininterrupto do que Fidel Castro no poder em Cuba. A rotatividade nas direções dessas entidades de rádios comunitárias deveria constar no código de ética de cada uma dessas emissoras.

(Comentário de Fábio Mozart no programa “Alô comunidade” de 15/09/2012)
Informações: Radio Zunbi dos palmares
Abraço estaria cobrando irregularmente uma comissão de 20% das emissoras

Quinze rádios comunitárias que nos últimos três anos receberam R$ 21,3 milhões por meio de convênios firmados com a União estão na alça de mira do Ministério Público. De acordo com as investigações, elas fariam parte de um esquema montado para desviar recursos públicos através da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco). O coordenador-executivo da associação, José Luiz Sóter, que também coordena o programa de rádio web, do Ministério da Educação, e é dirigente do PT em Brasília, seria o principal operador do esquema. Segundo o Ministério Público, Sóter usaria sua condição de funcionário do MEC para facilitar a assinatura dos convênios e em troca as rádios favorecidas teriam que pagar um pedágio para a Abraco no valor equivalente a 20% do contrato.

Em um dos convênios celebrados no ano passado, por exemplo, a Abraco recebeu da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) R$ 168 mil. Pelo contrato, o dinheiro deveria custear despesas de operação de dez emissoras espalhadas pelo País, mas o Ministério Público descobriu que a Abraco, comandada por líderes petistas de diversos Estados, ficou com 20% da verba. A denúncia foi feita ao MP por uma rádio comunitária de Planaltina, a Utopia FM, no Distrito Federal, que deveria receber parte do dinheiro, mas acabou excluída do rateio depois de se recusar a fazer o repasse de 20% para a Abraco. Sóter nega o lobby pelos recursos públicos e diz que o problema no convênio com a EBC já foi resolvido. As investigações ainda em curso indicam que a maioria das rádios favorecidas pelo esquema de Sóter é dirigida por pessoas ligadas ao PT.

Ex-candidato a vereador pelo PT de Belém, o coordenador de relações institucionais da Abraco, Roberto Rômulo de Melo Gadelha, também usou o CNPJ da instituição para conseguir verba pública. Gadelha obteve R$ 30 mil de patrocínio do gabinete do deputado Miriquinha Batista (PT-PA). Os recursos vieram da verba indenizatória da Câmara. A assessoria do parlamentar justifica que a associação ajudou em um projeto de lei que solicita a ampliação do raio do sinal das rádios comunitárias. O Ministério Público promete investigar esse e outros contratos com lupa. O caso está nas mãos do procurador do Distrito Federal, Paulo Roberto Galvão de Carvalho. O processo administrativo foi convertido em inquérito civil em novembro de 2011.

Informações: Revista IstoÉ
A Rádio comunitária de Caldas de Cipó-Ba, Millênium FM, vem sofrendo duras perseguições durante todo seu funcionamento, desde quando entrou no ar até os dias atuais.

Nessas eleições, aproveitando uma época delicada para as rádios comunitárias, as quais têm que tomar o mais cuidado possível para não se complicar com a justiça eleitoral, os denunciadores ficam de plantão. Nos últimos dias fizeram mais uma denúncia, desta vez uma pessoa mandou um e-mail via portal da procuradoria, alegando que a rádio comunitária teria beneficiado a coligação do PT (Coligação Unidos para Avançar. O Progresso de Cipó vai continuar). Segundo do denunciante a rádio teria passado uma vinheta de propaganda eleitoral fora do horário, no programa Cipó Notícias, que é líder em audiência na cidade, na qual a coligação do PT estaria adiando uma passeata, devido as chuvas ocorridas na época do evento (25 de agosto de 2012).

Sabendo dos fatos o promotor de Justiça Eleitoral de Nova Soure, Pablo Antônio Cordeiro de Almeida, fez representação contra a a Coligação do PT que tem por Candidato a prefeito: José Roberto Dantas da Silva e vice: José Marques dos Reis, e contra a rádio Comunitária Milênium Fm-104.9. Ninguém ainda foi chamado para prestar devidos esclarecimentos na 79ª Zona Eleitoral.

Na representação o Promotor pede que a Multa seja fixada em valor máximo de R$ 100.000 UFIR (A Unidade de Referência Fiscal) que corresponderia atualmente o Valor de R$106.410(cento e seis mil e quanto centos e dez reais), sendo ela solidária entre todos os acionados.

Segundo a Presidência da Rádio comunitária, o promotor do caso informou que o denunciante usou um e-mail e telefone falso para denunciar o fato. Ainda segundo a direção da rádio, diz que já acionou seu departamento Jurídico para apresentar a sua defesa quando for chamado pela Zona Eleitoral e tranqüilizou a população, que a representação possivelmente será arquivada, visto que a coligação, bem como as outras 2 tinham direito as inserções eleitorais, as quais poderiam ser reproduzidas nos horários que a emissora desejasse (contanto que passasse a quantidade que cada coligação tinha direito). Segundo o presidente, as gravações da programação da emissora já foram gravadas para serem entregues no Fórum em Nova Soure, quando solicitado.

Na cabeça do denunciador  (que se passa por desentendido) ele achava que a rádio só poderia passar qualquer tipo de propaganda eleitoral nos horários de 7:00 as 7:30 e das 12:00 as 12:30, que são os horários dos programas eleitorais no rádio.

Mas a representação foi feita para apurar o caso e tentar descobrir também quem foi o verdadeiro denunciador.

Infelizmente pessoas que não querem o bem da rádio comunitária insistem em ficar denunciando, fazendo pressão para que emissoras sejam multadas e venhar a fechar com tanta pressão.

Informações: Radio comunitaria de Cipó
| Copyright © 2013 Radiofusores Fm.com