Home
Dia do radiofusor
Matéria de:
horlaney rodrigues
|
23 de set. de 2009 |
Dia do radiofusor
25 de Setembro - Dia da Radiodifusão
O Dia da Radiodifusão foi criado em homenagem ao médico, antropólogo, poeta e professor, Edgard Roquette-Pinto que foi, antes de tudo, um apaixonado pelo rádio. Dedicou a vida ao estudo da radiodifusão, tanto em seus aspectos técnicos quanto no que dizia respeito à programação.
O interesse de Roquette-Pinto pelo rádio começou muito cedo e se estendeu até sua morte em 18 de outubro de 1954. Foi a bordo de um velho navio que o levava para o Mato Grosso que Roquette-Pinto travou conhecimento com o rádio, através de um transmissor de centelha". Depois aprendeu o código Morse usado na telegrafia e acompanhou Rondon em suas pesquisas sobre o Brasil.
O Dia do Radialista passou a ser comemorado desde 1945, quando um decreto assinado pelo então presidente Getulio Vargas, fixou os níveis mínimos de remuneração dos que trabalham em empresas de radiodifusão.
Este ano, a data da comemoração mudou. A lei assinada pelo Presidente Lula, ( Lei no. 11.327 de 24 de julho de 2006) estabelece que o Dia do Radialista passa a ser comemorado em 7 de novembro, data do nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
A instituição do Dia do Radialista, além de prestar uma justa homenagem a Ary Barroso, no ano do centenário de seu nascimento e, por extensão, aos profissionais do rádio, reconhece, também, a importância desse meio de comunicação de massa no contexto da história do país.
A VOÇE RADIOFUSOR NOSSOS PARABENS!
Nenhum comentário:
Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.
Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;
Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais