Em 10 de maio de 2013, a Rádio MEC FM - Rio de Janeiro ( 98,9 MHz) faz 30 anos. Para comemorar, o programa Sala de Concerto terá duas horas de duração neste dia, quando receberá 26 intérpretes de diversas gerações, representando os inúmeros músicos que trabalharam na emissora. Tradicionalmente, o programa é realizado ao vivo, às sextas-feiras, às 17h, com a presença de público, com produção e apresentação de Lauro Gomes.
O concerto de gala acontece na Escola de Música da UFRJ, de onde o programa passou a ser transmitido desde o início do mês de abril. A entrada é gratuita, sendo necessário retirada de senha uma hora antes.
Dois dos músicos convidados trabalharam nos estúdios da Rádio MEC antes da fundação da FM: o fagotista Noel Devos e o clarinetista José Botelho, que integraram o Quinteto de Sopros da Rádio juntamente com Lenir Siqueira, flautista; Hans Braitinger, oboísta; e Jairo Ribeiro, trompista. Noel Devos, que vai tocar a Valsa para fagote, de Francisco Mignone, também fazia parte da Orquestra Sinfônica da Rádio MEC e da Orquestra de Câmara da Rádio MEC, sob a regência de Mário Tavares, e foi com esta última que recebeu o prêmio de “melhor intérprete” de Villa-Lobos ao executar a Ciranda das Sete Notas.
Um dos mais conceituados clarinetistas brasileiros, José Botelho vai tocar Quatro coisas, de Guerra-Peixe, acompanhado da pianista Maria Teresa Madeira. Ela, em solo, interpretará duas obras de Ernesto Nazareth: Brejeiro e Boliçoso.
Já a pianista Maria Josephina Mignone interpretará a Valsa de esquina nº 08, de Francisco Mignone – com quem a concertista foi casada - e Pássaros em Festa, de Ernesto Nazareth. Francisco Mignone foi, em 1961, o regente do primeiro concerto da recém-fundada Orquestra da Rádio MEC, atual Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF).
Do programa ainda participarão os músicos vencedores do Concurso Jovens Talentos da Rádio MEC de 2006: a pianista Marina Spoladore, a primeira colocada, e os clarinetistas Márcio Costa e José Batista Júnior, respectivamente segundo e terceiro lugares. Também participarão do concerto outros jovens músicos brasileiros revelados nos programas da MEC FM, como Miller Moraes, Rodrigo Herculano, Igor Carvalho, Alessandro Jeremias e Deyvisson Vasconcelos , integrantes do Quinteto Lorenzo Fernandez; além dos cantores líricos Marina Considera e Ivan Jorgensen e de instrumentistas consagrados como as pianistas Clara Sverner, Eliara Puggina e Lúcia Barrenechea, o flautista Sérgio Barrenechea e o Quarteto Guanabara composto por Daniel Guedes (1º violino), Gabriela Queiroz (2º violino), Daniel Albuquerque (viola) e Márcio Mallard (violoncelo).
SOBRE A MEC FM
A Rádio MEC FM é a única do estado a transmitir música de concerto em 90% de sua programação, com janelas de jazz, choro e música instrumental. Bach, Mozart, Villa-Lobos, Debussy, Verdi, Beethoven, Ernesto Nazareth, Chopin, Vivaldi, Radamés Gnatalli e vários outros grandes compositores são a alma do repertório da emissora.
Sua programação diária inclui agendas culturais relativas aos eventos musicais e de artes em geral que ocorrem na cidade e também fora do Rio de Janeiro. Constam da grade de programação alguns programas históricos, como o "Ópera Completa" , há mais de 50 anos no ar, o " Música e Músicos do Brasil" e o "Momento de Jazz".
Na MEC FM, o Sala de Concerto é um programa ao vivo transmitido direto do auditório onde se realiza e com a presença do público.
Informações: EBC
Nenhum comentário:
Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.
Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;
Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais