O motivo que leva as rádios a terem que reduzir a sua potência no período noturno está na propagação dos sinais pela onda ionosférica ou espacial. Esta onda é chamada de ionosférica porque ela usa a ionosfera como meio de propagação.
Durante o dia a onda ionosférica, ou espacial, sofre uma acentuada absorção nas camadas mais baixas, camada D ou na parte inferior da camada E, de forma que este meio de propagação pode ser desprezado. Presume-se que a acentuada absorção observada durante o dia é devida a grande ionização das camadas inferiores combinadas com um leve abaixamento de toda região ionizada, de modo a penetrar em regiões de alta pressão atmosférica.
Durante a noite, no entanto, esta absorção é relativamente pequena e a propagação ionosferica deve ser considerada. No período noturno o limite inferior da ionosfera comporta-se como uma parede refletora para a onda ionosferica, ou espacial, fazendo com que a cobertura da emissora aumente consideravelmente em relação à cobertura que ela possui no período diurno.
Esta é a razão porque a emissora deve reduzir a potência no período noturno obedecendo à Tabela de Horário Para Alteração de Potencia, constante do Regulamento Técnico para Prestação do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Media e Onda Tropical (faixa de 120 metros).
Veja a tabela: aqui
Matéria de:
horlaney rodrigues
|
8 de out. de 2009 |
Nenhum comentário:
Claro leitor seu comentário será analisado antes de ser publicado.
Seu comentário não pode ter:
*Palavras ofensivas;
*Frases que indiquem a promoção ou a despromoção pessoal;
*Desqualificação intencional a esse blog;
Quaisquer duvida deve ser encaminhada a nossa redação através da pagina contato com preenchimento obrigatório dos dados pessoais